Reuters logo
RESEARCH PORTUGAL-PT deve aumentar dividendos até 2015 graças à Oi-BESI
January 25, 2012 / 5:25 PM / in 6 years

RESEARCH PORTUGAL-PT deve aumentar dividendos até 2015 graças à Oi-BESI

LISBOA, 25 Jan (Reuters) - Os dividendos da operadora brasileira Oi deverão permitir à Portugal Telecom (PT) cumprir o objectivo de aumentar os dividendos até 2015, apesar de ser a telecom mais endividada entre as ‘mid caps’ europeias do sector, segundo o BES Investimento (BESI).

De acordo com um ‘research’ de hoje, o nível de endividamento da PT deverá manter-se acima da média do sector, até 2015, de modo a honrar os compromissos com os accionistas em termos de dividendos.

“Entre as ‘mid-caps’, a PT é a operadora que se comprometeu a um maior nível de retorno, entregando aos accionistas o equivalente a 71 pct do seu valor em bolsa(...). Isto significa que o endividamento da PT deverá manter-se significativamente acima do dos seus pares, durante este período”, referem os analistas.

De acordo com o research, o rácio de dívida líquida sobre EBITDA (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) da PT no final de 2011 era de quase três vezes, o valor mais alto entre as 28 ‘mid caps’ analisadas.

“Tendo em conta a crise económica em Portugal, poder-se-ia argumentar que é demasiado”, admitem os analistas, acrescentando, porém, que apesar deste nível de endividamento a PT deverá conseguir honrar os compromissos em termos de dividendos, graças à participação de 25 pct na operadora brasileira Oi.

“A futura política de dividendos da Oi, que ainda não foi anunciada, deverá, em nosso ver, suportar os compromissos da Portugal Telecom”, defendem.

Além disso, o grupo já concluiu o grosso dos investimentos na sua rede de fibra óptica em Portugal, pelo que o ‘cash-flow’ no mercado doméstico deverá melhorar nos próximos anos, acrescentam.

“As nossas estimativas assumem o crescimento dos dividendos da PT de acordo com o ‘guidance’ e a descida do rácio de dívida líquida sobre EBITDA para 2,7 vezes, em 2015”, acrescentam.

O banco de investimento prevê ainda que a PT mantenha o dividend yield mais elevado entre as ‘mid caps’ europeias do sector, com 17 pct em 2014.

Os analistas do BESI atribuem aos títulos da PT um ‘fair value’ de 6,10 euros e a recomendação de ‘Buy’.

PT PRETENDE SUBIR DIVIDENDOS ENTRE 3-5 PCT/ANO ATÉ 2015

O presidente-executivo da PT, Zeinal Bava, recentemnente disse que a operadora tem as suas necessidades de financiamento cobertas até ao final de 2013 e vai manter as suas metas de investimento e política de dividendos, apesar da crise da dívida soberana.

Até 2015, o grupo pretende aumentar o seu dividendo entre 3-5 pct anualmente, apesar da instabilidade financeira e económica, alegando solidez financeira para continuar a crescer.

Zeinal afirmou que a operadora está financiada até 2014 e “não tem intenção de alterar nem investimentos, nem (a política de) dividendos”.

Assim, a PT não precisa de ir ao mercado em 2012 e 2013, adiantou o CEO.

O grupo indicou, relativamente a 2011, o pagamento de um dividendo de 0,65 euros por acção, depois de ter pago um dividendo de 1,65 euros relativo a 2010, na sequência da venda da sua posição na brasileira Vivo à, por 7,5 mil milhões de euros.

No passado dia 4 de Janeiro, a PT pagou aos accionistas um dividendo intercalar de 0,215 euros por acção como “um adiantamento sobre os lucros do exercício de 2011”.

Nota: Esta Recomendação de Investimento foi distribuída hoje aos clientes do BES Investimento.

O leitor deve consultar este documento de research integralmente, nomeadamente quanto ao ‘disclaimer’, solicitando-o à casa de investimento que o elaborou.

Por Filipe Alves; Editado por Sérgio Gonçalves

0 : 0
  • narrow-browser-and-phone
  • medium-browser-and-portrait-tablet
  • landscape-tablet
  • medium-wide-browser
  • wide-browser-and-larger
  • medium-browser-and-landscape-tablet
  • medium-wide-browser-and-larger
  • above-phone
  • portrait-tablet-and-above
  • above-portrait-tablet
  • landscape-tablet-and-above
  • landscape-tablet-and-medium-wide-browser
  • portrait-tablet-and-below
  • landscape-tablet-and-below