for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up

Fact Check-Posts enganam ao sugerir que comício de Lula em Florianópolis ficou vazio

26 Set (Reuters) - Posts nas redes sociais tratam de forma enganosa o comparecimento de pessoas ao comício do ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizado em 18 de setembro em Florianópolis. Para sugerir que o ato ficou vazio, as publicações usam uma foto de um momento em que havia pouca gente em frente ao palco montado na praça Tancredo Neves, mas outros registros publicados no mesmo dia mostram o local repleto de apoiadores do petista.

A imagem enganosa foi compartilhada em vídeos e posts no Facebook (here) e (here). O conteúdo mostra poucas pessoas em frente ao palco montado para o comício, com a seguinte legenda: “imagens do evento de Lula em Florianópolis 18/09/2022”.

No entanto, registros feitos por diferentes fontes mostram muito mais gente na praça Tancredo Neves durante o comício.

Registros de câmeras de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) publicados às 11h18min e 13h25min no Twitter, de um ângulo similar ao da imagem enganosa, mostram a praça lotada de pessoas (here) e (here).

Reportagem do programa Balanço Geral Florianópolis, da RecordTV (here), e a transmissão da TVT (here) também mostram o comparecimento de bem mais apoiadores do que a foto que circula nas redes sugere. A campanha de Lula, por sua vez, divulgou imagens aéreas da praça que mostram o local tomado por apoiadores do petista (here).

O ato em Florianópolis marcou o encerramento da agenda de Lula no Sul do país. Segundo o último Datafolha, de 22 de setembro, o ex-presidente está empatado tecnicamente com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na região (here). De acordo com a pesquisa Ipec divulgada no dia 20 do mesmo mês, Bolsonaro lidera em Santa Catarina com 49% contra 27% de Lula (here).

Em nível nacional, Lula liderou a última pesquisa Datafolha, com 47% das intenções de voto. Bolsonaro veio em segundo, com 33% (here). O primeiro turno das eleições acontece no domingo.

VEREDICTO

Enganoso. Posts nas redes sociais tratam de forma enganosa o comparecimento de pessoas ao comício do ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizado em 18 de setembro em Florianópolis. Para sugerir que o ato ficou vazio, as publicações usam uma foto de um momento em que havia pouca gente em frente ao palco montado na praça Tancredo Neves, mas outros registros publicados no mesmo dia mostram o local repleto de apoiadores do petista.

Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check. Leia mais sobre nosso trabalho de checagens de afirmações nas redes sociais aqui (here).

for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up