for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up

Fact Check-Exemplar da Constituição de 1988 roubado por bolsonaristas é réplica, não versão original

9 Jan (Reuters) - Não é verdade que bolsonaristas roubaram o exemplar original da Constituição Federal de 1988, como alegam posts nas redes sociais. A versão mostrada nas publicações é uma das réplicas fac-símiles produzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o tribunal, o documento original está guardado no museu da Corte.

Publicações no Facebook alegam que “terroristas roubaram o exemplar original da Constituição Federal de 1988” (ibb.co/4g7g3YH). No Twitter, circula o vídeo de um dos apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segurando o livro em cima de uma escultura que simboliza a Justiça.

Mas a Constituição original se encontra no museu do STF, que não foi acessado pelos bolsonaristas, segundo o tribunal. No site da Corte, é possível confirmar que há mais de uma réplica do documento, bem como da Constituição de 1824 (here).

A polícia apura quantas obras do edifício-sede do STF foram destruídas. Segundo veículos de imprensa, o plenário foi depredado: cadeiras, brasão e outros objetos foram arrancados do local por invasores (here), (here) e (here).

VEREDICTO

Falso. Não é verdade que bolsonaristas roubaram o exemplar original da Constituição Federal de 1988, como alegam posts nas redes sociais. A versão mostrada nas publicações é uma das réplicas fac-símiles produzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o Tribunal, o documento original está guardado no museu da Corte.

Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check. Envie sugestões de checagem via WhatsApp pelo número (11) 91599-9278 ou por este link (wa.me/+5511915999278). Leia mais sobre nosso trabalho de checagens de afirmações nas redes sociais aqui (here).

for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up