for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up

Fact Check-Lula não disse que perdeu as eleições durante cerimônia de posse no Congresso

2 Jan (Reuters) - Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, durante a solenidade de posse realizada no Congresso Nacional neste domingo, que teria perdido as eleições. No áudio original, Lula na verdade diz, em tom de brincadeira: “É, rapaz, nunca queira ganhar a eleição”.

Publicações com a legenda errada acumulavam, até a tarde desta segunda-feira, mais de 3,4 milhões de visualizações (ibb.co/6mxncqT). Os posts alegam que Lula disse: “é, rapaz, nunca que eu ia ganhar a eleição” e logo após afasta o microfone da boca.

No entanto, na transmissão original da sessão solene, que possui o áudio mais claro, é possível ouvir que Lula diz: “É, rapaz, nunca queira ganhar a eleição”. O presidente faz a declaração em tom de brincadeira após receber seis documentos para assinar um atrás do outro. Ao seu lado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ri da frase de Lula (youtu.be/n6UpQq3YZWI?t=5717) e (youtu.be/9qazF4wmRno?t=4362).

Minutos antes da fala, ao começar a receber os documentos para assinatura, o petista ainda diz “ah, caramba!”, em tom de surpresa. A Reuters procurou a assessoria de Lula para comentar a fala, mas não teve retorno até o horário desta publicação.

Eleito no segundo turno das eleições de outubro, Lula assumiu seu terceiro mandato neste domingo. Pelo menos 52 despachos já foram assinados por ele, dentre decretos e medidas provisórias (here).

VEREDICTO

Legenda errada. Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que teria perdido as eleições durante a solenidade de posse realizada no Congresso Nacional neste domingo. No áudio original, Lula na verdade diz, em tom de brincadeira: “É, rapaz, nunca queira ganhar a eleição”.

Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check. Envie sugestões de checagem via WhatsApp pelo número (11) 91599-9278 ou por este link (wa.me/+5511915999278). Leia mais sobre nosso trabalho de checagens de afirmações nas redes sociais aqui (here).

for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up