for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up

Fact Check-Filho de Lula não é o maior acionista de empresa investidora da Petrobras

6 Jul (Reuters) - Não é verdade que Fábio Luís, um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seja o maior acionista de uma empresa investidora da Petrobras.

Em um vídeo publicado no dia 25 de junho no Youtube ( here ), também compartilhado no Facebook ( here ), um homem que não mostra seu rosto afirma que Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, é o maior acionista de uma empresa estrangeira investidora da Petrobras.

Uma busca pelo nome do empresário na plataforma CruzaGrafos ( cruzagrafos.abraji.org.br/ ), ferramenta da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que revela relações entre pessoas e entidades, mostra quatro empresas das quais o filho de Lula é sócio: Br4 Participacoes Ltda, FFK Participacoes Ltda, G4 Entretenimento e Tecnologia Digital Ltda e LLF Participacoes – Eireli.

No site Redesim, do governo federal, ( consultacnpj.redesim.gov.br/ ) é possível confirmar a participação de Fábio no quadro societário das quatro empresas. Nenhuma delas está entre os principais investidores da Petrobras.

Segundo o portal da petroleira, seu maior acionista é o próprio governo brasileiro, que detém 50,3% das ações ordinárias ( here ) e, por isso, é quem tem o maior poder de decisão sobre a empresa. Na sequência, está o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também estatal.

PREÇO DA GASOLINA E GÁS

No início do vídeo, o homem alega que “a Petrobras está com dificuldades sobre o preço do gás de cozinha e na gasolina” e uma empresa estrangeira cujo maior acionista é o filho de Lula está envolvida.

Desde 2016, a Petrobras adota uma política de Preço de Paridade de Importação (PPI), que nivela mensalmente os valores dos combustíveis praticados no Brasil com o mercado internacional ( here ). A medida foi implementada pelo então presidente da Petrobras, Pedro Parente, durante o governo de Michel Temer (MDB).

Além disso, outros fatores, como as decisões da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) influenciam diretamente seu preço no mundo ( here ). A Opep é formada por 12 países ( here ) produtores de petróleo, e o Brasil não está entre eles.

Em outro vídeo, que viralizou no TikTok dois dias depois da publicação do Youtube, ( here ) um outro homem não identificado também afirma que “o filho do Lula é o maior acionista de uma empresa estrangeira investidora da Petrobras”, mas não cita o nome de nenhum dos quatro filhos do ex-presidente. O conteúdo foi compartilhado no Facebook ( here ) e Twitter ( here here ).

O vídeo contém outras afirmações falsas. Em dado momento, o narrador diz que existem “900 bilhões para dividir entre esses supostos acionistas” da Petrobras, sem especificar a moeda. De qualquer forma, a quantia não condiz com os 44,5 bilhões de reais (8,4 bilhões de dólares) de lucro líquido já arrecadados pela companhia em 2022 ( here e here).

O conteúdo enganoso alega ainda que o presidente Jair Bolsonaro (PL) instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras. Embora tenha defendido a criação desta CPI no último mês de junho, em entrevista à rádio FM 96, no Rio Grande do Norte ( youtu.be/4cTwDewkYDs?t=4356 ), o presidente não tem o poder de iniciá-la. Uma CPI só é aberta após o apoio de um terço dos senadores ou dos deputados federais.

Na Câmara dos Deputados, representantes do PL começaram movimentar a casa para a instauração da CPI da Petrobras, mas o requerimento empacou com 141 assinaturas (o mínimo são 171) ( here ).

As alegações falsas viralizaram dias após a Petrobras anunciar mais um aumento no preço da gasolina ( here ). Segundo levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do litro da gasolina comum custava 7,13 reais na semana encerrada em 2 de julho ( here ). Um ano atrás, esse valor era de 5,74 reais ( here ).

Com o avanço do preço dos combustíveis, Bolsonaro tem feito críticas públicas à Petrobras por causa das constantes altas, o que também pressiona a inflação em pleno ano eleitoral. O presidente é pré-candidato à reeleição e, segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada em 23 de junho, naquele momento Bolsonaro tinha 28% das intenções de voto, contra 47% para Lula ( here ).

A alegação falsa sobre o filho de Lula também foi checada pelo Aos Fatos ( here ), Agência Lupa ( here ), Boatos.org ( here ), Yahoo ( here ) e E-farsas ( here ).

VEREDICTO

Falso. Nenhum filho do ex-presidente Lula é o principal acionista de empresa de nome estrangeiro que investe na Petrobras. Vídeos publicados no TikTok e Youtube contém informações falsas.

Este artigo foi produzido pela equipe de checagem da Reuters. Leia mais sobre nosso trabalho de verificação de fatos here.

for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up