for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up

Fact Check-Pesquisa Ipec de 15 de agosto não registrou Bolsonaro em 1º lugar; vídeo mostra trecho adulterado do Jornal Nacional

17 Ago (Reuters) - A pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira no Jornal Nacional, da TV Globo, não mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) em primeiro lugar, como alega um vídeo que circula nas redes sociais. As imagens e o áudio do conteúdo original, que informa que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na liderança, foram editados para fazer parecer que o atual mandatário estaria na frente.

O vídeo manipulado exibe a apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos, anunciando que o Ipec havia divulgado a “primeira pesquisa contratada pela TV Globo sobre a intenção de voto para as eleições presidenciais”. Em seguida, mostra um gráfico com os percentuais dos candidatos, no qual Bolsonaro aparece com 44% e Lula com 32%, e um áudio em que Vasconcellos diz: “Jair Bolsonaro, do PL, tem 44% (...), e Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, aparece com 32%”. Tanto a imagem quanto o som foram manipulados.

O conteúdo adulterado circulou no Facebook (here) e (here), no Instagram (here) e no Twitter (here) e (here).

Na reportagem original, que está disponível no Globoplay (here), é possível identificar que a apresentadora mencionou os percentuais corretos da pesquisa, que estão disponíveis no site do Ipec (here). No levantamento, Lula teve 44% das intenções de voto, e Bolsonaro, 32%. Os números também aparecem não gráfico mostrado no Jornal Nacional.

Ou seja, o vídeo manipulado inverteu os percentuais de intenção de voto do atual e do ex-presidente, assim como a narração de Vasconcellos.

O Ipec emitiu um comunicado (ibb.co/sRRSSrg) confirmando que o conteúdo é falso e que “a pesquisa, divulgada dia 15, mostra exatamente o contrário: o ex-presidente Lula lidera a disputa, com 44% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 32%”.

“O Ipec está denunciando o vídeo no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que adotem as medidas cabíveis”, acrescentou o instituto.

A cerca de um mês e meio do primeiro turno, Lula vem liderando pesquisas de intenção de voto feitas por diferentes empresas. Na Genial/Quaest divulgada nesta quarta, o petista está em primeiro lugar com 45%, à frente de Bolsonaro com 33%. Também publicada nesta quarta, a pesquisa do PoderData mostra o petista com 44% e o presidente, 37%(here) e (here).

VEREDICTO

Alterado digitalmente. A pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira no Jornal Nacional, da TV Globo, não mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) em primeiro lugar, como alega um vídeo que circula nas redes sociais. As imagens e o áudio do conteúdo original, que informa que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na liderança, foram editados para fazer parecer que o atual mandatário estaria na frente. O gráfico da reportagem e a narração da apresentadora no conteúdo original foram manipulados, e os percentuais dos dois candidatos foram invertidos.

Este artigo foi produzido pela equipe da Reuters Fact Check. Leia mais sobre nosso trabalho de checagens de afirmações nas redes sociais aqui (here).

for-phone-onlyfor-tablet-portrait-upfor-tablet-landscape-upfor-desktop-upfor-wide-desktop-up